segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Tema 2: Repositórios e Outras Fontes Online

I - Recursos Utilizados (Justificação):
   


Estes logótipos foram retirados dos sites oficiais dos recursos

A Matemática, ao longo dos anos, tem contribuído para o desenvolvimento da comunicação, raciocínio e resolução de problemas, e o docente deve proporcionar diferentes formas para colmatar as dificuldades apresentadas pelos estudantes, aplicando tarefas em sala de aula usando diferentes metodologias e estratégias. Para tal, é importante que o mesmo esteja dotado de ferramentas motivadoras para este processo. Neste sentido, escolhi o REA “Matemática Multimídea” nomeadamente a utilização do recurso Gráficos de barras e setores: Software com o intuito de motivar os alunos para a minha disciplina tornando o processo ensino/aprendizagem deste conteúdo programático interativo e dinâmico.
O software descrito permite a construção de gráficos de barras e gráficos circulares através de dados quantitativos ou qualitativos introduzidos pelos alunos o que facilita a visualização e interpretação dos conceitos a estudar. Para além desta vantagem, está auxiliado por um guião do professor, facilitando a interpretação da utilização do mesmo para posterior aplicação em sala de aula, colmatando as lacunas, que por vezes existem, por parte dos educadores, na utilização de diferentes tecnologias nas práticas pedagógicas.
Este REA, Gráficos de barras e setores: Software é de acesso livre e gratuito podendo ser aplicado numa situação de aprendizagem. É de fácil acesso e entendimento pois é falado em português (do Brasil) e através de um guião dá a conhecer as ferramentas de utilização do software. O software apresenta uma licença GNU General Public License (Licença Pública Geral) 2.0 e o guião está licenciado pela creative commons (conforme rodapé do documento).
A análise e verificação de conhecimentos designado por testes de avaliação são consideradas, por parte dos alunos, um momento de tensão, ansiedade e desmotivação pois às vezes não atingem os resultados esperados. Neste sentido, o professor poderá tornar este processo mais motivador com questões de diferentes tipologias através do software Quizfaber. É um software livre, também, licenciado por GNU General Public License (Licença Pública Geral) 2.0. Existem tutoriais disponíveis online que tornam acessível a criação de quizzes multimédia e ensinam a fazer a inclusão automática em páginas HTML. Deste modo, pode-se criar testes digitais adicionando diversos elementos multimédia (imagens e vídeos), limitar o tempo de resolução do teste, incluir o email para receber os resultados das respostas dos alunos. Por fim, basta publicar os arquivos em qualquer servidor na internet e recolher os resultados.
II - Planificação:



Área curricular/Disciplina

Matemática

Ano de Escolaridade

7.º Ano

Contextualização

Unidade Didáctica/Tema

Organização e Tratamento de Dados

Tópicos/subtópicos

v Planeamento estatístico

- especificação do problema

 - recolha de dados

v Representação e interpretação de dados

- tabelas de frequências

- gráfico de barras e gráficos circulares



Capacidades Transversais

Raciocínio e comunicação matemática. 

Sumário

Interpretação e representação de gráficos de barras e circulares usando recursos tecnológicos

Objectivos específicos

v  Interpretar tabelas de frequências absolutas e relativas;

v  Construir, analisar e interpretar gráficos de barras e circulares;

v  Desenvolver a capacidade de comunicação matemática;

v  Comparar as distribuições de vários conjuntos de dados e tirar conclusões;

v Proporcionar diferentes situações para aplicação de conhecimentos adquiridos;

v  Promover uma atitude crítica relativamente à utilização de gráficos.

Material e Recursos Utilizados

v Material de escrita;

v Caderno diário;

v Computador;

v Projector;


v Quizfaber.

Avaliação/ Instrumentos

v Avaliar a intervenção dos alunos ao longo da aula através dos seguintes registos:

·  Comportamento no decorrer da aula;

·  Respeito pelas normas de trabalho e de convivência;

·  Interesse e empenho;

·  Participação na aula;

v Avaliação formativa através da resolução e discussão dos exercícios propostos e da resolução do questionário virtual (Quizfaber)

Estratégias

v Divisão da turma por diferentes grupos de trabalho.

v Distribuição de uma tarefa como forma de aprendizagem explorativa.

v Utilização do computador e software (previamente instalado nos computadores) como instrumento de aprendizagem.

v Aplicação dos conhecimentos de uma forma autónoma, na sala de aula.

v Verificação da consolidação dos conhecimentos através da resolução do questionário elaborado com recursos ao Quizfaber.
Referência:
Direcção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (2001.). Programa de Matemática do ensino básico. Obtido a 13/11/2011, de Ministério da Educação: http://area.dgidc.min-edu.pt/materiais_NPMEB/028_ProgramaMatematicaEnsinoBasico.pdf   

domingo, 20 de novembro de 2011

Potencialidades e desafios dos Recursos Educacionais Abertos

Os recursos educacionais abertos (REA) são materiais digitais de aprendizagem de ensino e pesquisa disponíveis gratuitamente online sob licenças abertas que permitem a reutilização, alteração e distribuição de conhecimento. De acordo com a UNESCO (2002) “Open Educational Resources are defined as technology-enabled, open provision of educational resources for consultation, use and adaptation by a community of users for non-commercial purposes. They are typically made freely available over the Web or the Internet. Their principal use is by teachers and educational institutions support course development, but they can also be used directly by students. Open Educational Resources include learning objects such as lecture material, references and readings, simulations, experiments and demonstrations, as well as syllabi,curricula and teachers' guides.”
Atualmente, com a evolução da web 2.0, inúmeras são as potencialidades dos REA para a educação nomeadamente, para professores, para alunos, para criadores de conteúdo, para investigadores, entre outros. Estas potencialidades podem ser entendidas como sendo o acesso facilitado à natureza do conhecimento, a abundância de informação, a participação e a partilha. A partilha de recursos digitais de aprendizagem através da internet pode-se entender em três componentes principais para os REA:
- conteúdos aberto de aprendizagem
Os REA, conteúdos de aprendizagem, envolvem cursos completos, módulos de conteúdo, objetos de aprendizagem, coleções, jornais, revistas entre outros;
- ferramentas
Inclui software de base ao desenvolvimento, (re) utilização e distribuição de conteúdos de aprendizagem. O software, também, fornece apoio à pesquisa e organização, ferramentas de desenvolvimento, conteúdo e gestão de comunidade de aprendizagem online.
- recursos de implementação
Formas de licenciar os REA para a distribuição aberta de conteúdos, descrição de boas práticas, adaptação e localização de conteúdo;
São estes REA que permitem a preparação e manipulação de conhecimento através de uma nova sociedade, uma nova atmosfera de trabalho criando novos ambientes de aprendizagem. Desta forma, facilita a aprendizagem de acordo com as realidades dos alunos, das suas histórias de vida e tradições.
Esta mudança de paradigma educativo não depende apenas do acesso facilitado a recursos de forma gratuita sem limitações geográficas mas sobretudo, da partilha de recursos através de professores e alunos globalmente distribuídos. Deste modo, contribui-se para a crescente cultura e abertura e de partilha da REA por todo o mundo. Nos pontos fortes dos REA estão incluídos a acessibilidade (acesso livre a todos), o uso (download gratuito, usar e compartilhar) e a criação (reutilizar, modificar, construir e colaborar).
Apesar das inúmeras vantagens existentes nas REA existem desafios que devem ser avaliados nomeadamente, a falta de consciencialização por parte dos educandos sobre as questões de direitos de autor, de como garantir qualidade do conteúdo aberto e de como obter apoio às iniciativas das REA a longo prazo. Uma forma de permitir que os recursos educacionais sejam reutilizados e acedidos garantindo a protecção e liberdade, com alguns direitos reservados é licenciá-los através do Creative Commons.
David Wiley (2008), em OER Handbook for Educators 1.0, apresenta uma nova perspetiva da educação para docentes e formadores compartilhando conhecimento livremente através dos REA. Neste poderá o docente encontrar respostas a questões relacionadas com a utilização, criação e partilha de recursos educacionais abertos aumentando a sua eficácia na prática educativa. É importante salientar que a prática de ensino utilizando os REA abarca inúmeras vantagens defendendo o conceito de partilha de conhecimentos e vontade de aprender.
Ser professor é ser educador pelo fato de estar em pleno contato com crianças e adolescentes várias horas de sua vida. Compete, também, ao docente motivar os alunos para a sua disciplina tornado todo o processo ensino/aprendizagem num clima favorável. Este é um processo evolutivo ao longo do qual as experiências vão ganhando maior significado, o que geralmente faz-se acompanhar de um maior envolvimento pessoal. Portanto, sem partilha de conhecimento dificilmente os REA poderão crescer o suficiente apoiando os educadores nas suas práticas educativas. No entanto, sei que a forma como um docente ensina e utiliza as REA está sempre sujeito a mudanças e adaptações face às turmas envolventes. Assim, ser professor é também ser aluno!

Referências bibliográficas
Gurell, Seth (autor) & Wiley, David (editor) (2008). OER Handbook for Educators 1.0. Acedido a 14-11-2011, disponível em http://wikieducator.org/OER_Handbook/educator_version_one
UNESCO promotes new initiative for free educational resources on the Internet. Em Unesco Education News. Acedido a 14-11-2011, disponível em http://www.unesco.org/education/news_en/080702_free_edu_ress.shtml
Mota, J. (2011). Recursos Educacionais Abertos: Potencialidades e Desafios [Apresentação]. Acedido a 14-11-2011, disponível em http://www.slideshare.net/MPeL/recursos-educacionais-abertos-9843635
Cavalcante, Márcio Balbino. A Educação Frente às Novas Tecnologias: Perspectivas e Desafios. Acedido a 14-11-2011, disponível em  http://www.downes.ca/post/54026

domingo, 30 de outubro de 2011

Bem Vindos :)


O blogue apresentado tem como objetivo apoiar o percurso na unidade curricular, Análise de Recursos Educativos, no âmbito da 15.ª Edição do Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia da Universidade Aberta.

Espero que seja um espaço colaborativo para todos vós...:)