Os recursos educacionais abertos (REA) são materiais digitais de aprendizagem de ensino e pesquisa disponíveis gratuitamente online sob licenças abertas que permitem a reutilização, alteração e distribuição de conhecimento. De acordo com a UNESCO (2002) “Open Educational Resources are defined as technology-enabled, open provision of educational resources for consultation, use and adaptation by a community of users for non-commercial purposes. They are typically made freely available over the Web or the Internet. Their principal use is by teachers and educational institutions support course development, but they can also be used directly by students. Open Educational Resources include learning objects such as lecture material, references and readings, simulations, experiments and demonstrations, as well as syllabi,curricula and teachers' guides.”
Atualmente, com a evolução da web 2.0, inúmeras são as potencialidades dos REA para a educação nomeadamente, para professores, para alunos, para criadores de conteúdo, para investigadores, entre outros. Estas potencialidades podem ser entendidas como sendo o acesso facilitado à natureza do conhecimento, a abundância de informação, a participação e a partilha. A partilha de recursos digitais de aprendizagem através da internet pode-se entender em três componentes principais para os REA:
- conteúdos aberto de aprendizagem
Os REA, conteúdos de aprendizagem, envolvem cursos completos, módulos de conteúdo, objetos de aprendizagem, coleções, jornais, revistas entre outros;
- ferramentas
Inclui software de base ao desenvolvimento, (re) utilização e distribuição de conteúdos de aprendizagem. O software, também, fornece apoio à pesquisa e organização, ferramentas de desenvolvimento, conteúdo e gestão de comunidade de aprendizagem online.
- recursos de implementação
Formas de licenciar os REA para a distribuição aberta de conteúdos, descrição de boas práticas, adaptação e localização de conteúdo;
São estes REA que permitem a preparação e manipulação de conhecimento através de uma nova sociedade, uma nova atmosfera de trabalho criando novos ambientes de aprendizagem. Desta forma, facilita a aprendizagem de acordo com as realidades dos alunos, das suas histórias de vida e tradições.
Esta mudança de paradigma educativo não depende apenas do acesso facilitado a recursos de forma gratuita sem limitações geográficas mas sobretudo, da partilha de recursos através de professores e alunos globalmente distribuídos. Deste modo, contribui-se para a crescente cultura e abertura e de partilha da REA por todo o mundo. Nos pontos fortes dos REA estão incluídos a acessibilidade (acesso livre a todos), o uso (download gratuito, usar e compartilhar) e a criação (reutilizar, modificar, construir e colaborar).
Apesar das inúmeras vantagens existentes nas REA existem desafios que devem ser avaliados nomeadamente, a falta de consciencialização por parte dos educandos sobre as questões de direitos de autor, de como garantir qualidade do conteúdo aberto e de como obter apoio às iniciativas das REA a longo prazo. Uma forma de permitir que os recursos educacionais sejam reutilizados e acedidos garantindo a protecção e liberdade, com alguns direitos reservados é licenciá-los através do Creative Commons.
David Wiley (2008), em OER Handbook for Educators 1.0, apresenta uma nova perspetiva da educação para docentes e formadores compartilhando conhecimento livremente através dos REA. Neste poderá o docente encontrar respostas a questões relacionadas com a utilização, criação e partilha de recursos educacionais abertos aumentando a sua eficácia na prática educativa. É importante salientar que a prática de ensino utilizando os REA abarca inúmeras vantagens defendendo o conceito de partilha de conhecimentos e vontade de aprender.
Ser professor é ser educador pelo fato de estar em pleno contato com crianças e adolescentes várias horas de sua vida. Compete, também, ao docente motivar os alunos para a sua disciplina tornado todo o processo ensino/aprendizagem num clima favorável. Este é um processo evolutivo ao longo do qual as experiências vão ganhando maior significado, o que geralmente faz-se acompanhar de um maior envolvimento pessoal. Portanto, sem partilha de conhecimento dificilmente os REA poderão crescer o suficiente apoiando os educadores nas suas práticas educativas. No entanto, sei que a forma como um docente ensina e utiliza as REA está sempre sujeito a mudanças e adaptações face às turmas envolventes. Assim, ser professor é também ser aluno!
Referências bibliográficas
Gurell, Seth (autor) & Wiley, David (editor) (2008). OER Handbook for Educators 1.0. Acedido a 14-11-2011, disponível em http://wikieducator.org/OER_Handbook/educator_version_one
UNESCO promotes new initiative for free educational resources on the Internet. Em Unesco Education News. Acedido a 14-11-2011, disponível em http://www.unesco.org/education/news_en/080702_free_edu_ress.shtml
Mota, J. (2011). Recursos Educacionais Abertos: Potencialidades e Desafios [Apresentação]. Acedido a 14-11-2011, disponível em http://www.slideshare.net/MPeL/recursos-educacionais-abertos-9843635
Cavalcante, Márcio Balbino. A Educação Frente às Novas Tecnologias: Perspectivas e Desafios. Acedido a 14-11-2011, disponível em http://www.downes.ca/post/54026
Boa noite,
ResponderEliminarConcordo em absoluto contigo que os REA potenciam uma nova sociedade e uma nova atmosfera de trabalho criando novos ambientes de aprendizagem. Será que esta nova sociedade nos vai deixar mais felizes?
Olá, Ivone :-)
ResponderEliminarGostei especialmente do parágrafo em que referes a emergência de uma nova cultura global e aberta!
Respondendo à Lina "Será que esta nova sociedade nos vai deixar mais felizes?" Espero que sim! Continuar a sonhar só pode fazer bem! :-)
Obrigada pela partilha!
Olá Vitória e Lina. :)
ResponderEliminarAgradeço o vosso feedback.
Respondendo á questão da Lina, tenho a mesma opinião que a Vitória: "Continuar a sonhar só pode fazer bem!" No entanto, é necessário educar a sociedade para esta nova cultura...