Estes logótipos foram retirados dos sites oficiais dos recursos
A Matemática, ao longo dos anos, tem contribuído para o desenvolvimento da comunicação, raciocínio e resolução de problemas, e o docente deve proporcionar diferentes formas para colmatar as dificuldades apresentadas pelos estudantes, aplicando tarefas em sala de aula usando diferentes metodologias e estratégias. Para tal, é importante que o mesmo esteja dotado de ferramentas motivadoras para este processo. Neste sentido, escolhi o REA “Matemática Multimídea” nomeadamente a utilização do recurso Gráficos de barras e setores: Software com o intuito de motivar os alunos para a minha disciplina tornando o processo ensino/aprendizagem deste conteúdo programático interativo e dinâmico.
O software descrito permite a construção de gráficos de barras e gráficos circulares através de dados quantitativos ou qualitativos introduzidos pelos alunos o que facilita a visualização e interpretação dos conceitos a estudar. Para além desta vantagem, está auxiliado por um guião do professor, facilitando a interpretação da utilização do mesmo para posterior aplicação em sala de aula, colmatando as lacunas, que por vezes existem, por parte dos educadores, na utilização de diferentes tecnologias nas práticas pedagógicas.
Este REA, Gráficos de barras e setores: Software é de acesso livre e gratuito podendo ser aplicado numa situação de aprendizagem. É de fácil acesso e entendimento pois é falado em português (do Brasil) e através de um guião dá a conhecer as ferramentas de utilização do software. O software apresenta uma licença GNU General Public License (Licença Pública Geral) 2.0 e o guião está licenciado pela creative commons (conforme rodapé do documento).
A análise e verificação de conhecimentos designado por testes de avaliação são consideradas, por parte dos alunos, um momento de tensão, ansiedade e desmotivação pois às vezes não atingem os resultados esperados. Neste sentido, o professor poderá tornar este processo mais motivador com questões de diferentes tipologias através do software Quizfaber. É um software livre, também, licenciado por GNU General Public License (Licença Pública Geral) 2.0. Existem tutoriais disponíveis online que tornam acessível a criação de quizzes multimédia e ensinam a fazer a inclusão automática em páginas HTML. Deste modo, pode-se criar testes digitais adicionando diversos elementos multimédia (imagens e vídeos), limitar o tempo de resolução do teste, incluir o email para receber os resultados das respostas dos alunos. Por fim, basta publicar os arquivos em qualquer servidor na internet e recolher os resultados.
II - Planificação: Área curricular/Disciplina | Matemática | |
Ano de Escolaridade | 7.º Ano | |
Contextualização | Unidade Didáctica/Tema | Organização e Tratamento de Dados |
Tópicos/subtópicos | v Planeamento estatístico - especificação do problema - recolha de dados v Representação e interpretação de dados - tabelas de frequências - gráfico de barras e gráficos circulares | |
Capacidades Transversais | Raciocínio e comunicação matemática. | |
Sumário | Interpretação e representação de gráficos de barras e circulares usando recursos tecnológicos | |
Objectivos específicos | v Interpretar tabelas de frequências absolutas e relativas; v Construir, analisar e interpretar gráficos de barras e circulares; v Desenvolver a capacidade de comunicação matemática; v Comparar as distribuições de vários conjuntos de dados e tirar conclusões; v Proporcionar diferentes situações para aplicação de conhecimentos adquiridos; v Promover uma atitude crítica relativamente à utilização de gráficos. | |
Material e Recursos Utilizados | v Material de escrita; v Caderno diário; v Computador; v Projector; v Quizfaber. | |
Avaliação/ Instrumentos | v Avaliar a intervenção dos alunos ao longo da aula através dos seguintes registos: · Comportamento no decorrer da aula; · Respeito pelas normas de trabalho e de convivência; · Interesse e empenho; · Participação na aula; v Avaliação formativa através da resolução e discussão dos exercícios propostos e da resolução do questionário virtual (Quizfaber) | |
Estratégias | v Divisão da turma por diferentes grupos de trabalho. v Distribuição de uma tarefa como forma de aprendizagem explorativa. v Utilização do computador e software (previamente instalado nos computadores) como instrumento de aprendizagem. v Aplicação dos conhecimentos de uma forma autónoma, na sala de aula. v Verificação da consolidação dos conhecimentos através da resolução do questionário elaborado com recursos ao Quizfaber. |
Direcção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (2001.). Programa de Matemática do ensino básico. Obtido a 13/11/2011, de Ministério da Educação: http://area.dgidc.min-edu.pt/materiais_NPMEB/028_ProgramaMatematicaEnsinoBasico.pdf
Sem comentários:
Enviar um comentário